Afinação 432 Hz



O repertório atual do Duo Em Sol Maior é executado com o Lá diapasão afinado na frequência de 432 Hz. 

Quando o guitarrista coimbrense Eduardo Aroso partilhou connosco a teoria sobre esta afinação, experimentámos tocar a “Área da 4ª Corda” de Bach de duas formas: na afinação com o Lá a 440 Hz (a mais conhecida e utilizada) e na de 432 Hz. Independentemente da explicação teórica, soou-nos melhor e mais calorosa a afinação considerando o Lá a 432 Hz.

A teoria refere que, até  ao  início  do  século  XX, os instrumentos eram afinados a partir do Lá a 432 Hz. Esta afinação foi considerada perfeita por ser a mesma frequência  em  que  ressoa  o universo.

Conta-se que em 1939, o ministro da propaganda nazi, Joseph Goebbels, decretou a utilização da frequência musical nos 440Hz - uma frequência desarmónica face ao universo – com a intenção de desequilibrar o sistema nervoso das massas recorrendo à música e com o objetivo do povo ser mais fácil de manipular.

Em 1953, os 440 Hz são adotados pela Organização  Internacional de Padronização passando a ser utilizada em todos os instrumentos, orquestras e na indústria fonográfica. 

Também parece existir alguma controvérsia sobre esta temática. Há quem contra argumente que Mozart optava pela afinação do Lá a 421 Hz e que os órgãos tocados por Bach em Leipzig, Hamburgo e Weimar eram afinados com o Lá diapasão a 480 Hz.

Diversos apologistas da afinação 432 Hz têm realizado alguns estudos cimáticos, onde as ondas sonoras constroem determinados desenhos harmoniosos com partículas de areia e água. 

Cita-se excerto do artigo “O Poder Da Música Em 432 Hz”:

A escala musical de 432Hz vibra sobre os princípios do número Áureo PHI e unifica as propriedades da luz, tempo, espaço, matéria, gravidade e magnetismo com a biologia, o código do DNA e da consciência. Essa frequência de 432 Hz, está por trás de toda a criação. A sintonia natural de 432 Hz tem efeitos profundos sobre a consciência e também no nível celular dos nossos corpos.

A quem desejar abordar este e outros temas em volta da arte musical, o Duo Em Sol Maior tem preparada uma Palestra, intitulada “A Música e o Universo”, disponibilizando-nos a apresenta-la e adaptá-la a diferentes ambientes, para pessoas simpatizantes com o tema. Se houver interesse basta escrever para o e-mail indicado em rodapé. A Palestra já foi apresentada em sala, auditório, assim como no seio da natureza.

Duo Em Sol Maior